sábado, 20 de julho de 2013

Os Comedores de Pérolas de João Aguiar

Sinopse

Jornalista de profissão e escritor nas horas vagas, Adriano descobre-se, de repente, na meia-idade. A vida não passa de um jogo extremamente cruel e ele dá consigo "sentado à beira da água opaca, a fumar o cachimbo e a morder um caule de erva que sabia a fénico"… O resultado do choque é um suicídio frustrado e uma fuga, sem esperança para Macau.

Em Macau, descobre um passado de que nunca suspeitara e descobre também a angústia sorridente da próxima reintegração na China. Mas a "pérola do Oriente" reserva-lhe uma outra surpresa: mergulhado brutalmente numa intriga que já fez vários mortos, Adriano é obrigado a esquecer as reflexões pessimistas sobre a vida e o mundo, para ceder ao instinto primitivo de lutar pela sua própria sobrevivência.


Confesso, o que para muitos já não é novidade, que gosto bastante de ler João Aguiar. O que tenho lido deste autor torna-se sempre uma agradável surpresa. Por mais que conheça o seu estilo e muitos dos seus livros, acabo por ser surpreendida cada vez que começo a ler um. Não sendo esta uma das suas obras mais destacadas e conhecidas, constituiu uma leitura simples mas agradável, que nos agarra ao longo de toda a história.

Desta vez “Os comedores de pérolas”, escrito em 1992, levam-nos até Macau, nas vésperas da transferência da administração portuguesa para a China. Este território que muitos apelidavam de “a pérola” do oriente, é aqui comparado à anedota histórica da Cleópatra em que esta dissolveu em vinagre uma pérola e depois bebeu esta mistura para provar a Marco António que era mais gastadora do que ele. Aqui a alegoria visa recordar-nos da ausência de esforço por parte dos nossos governantes em salvaguardar esta pérola através dos tempos, acabando por nos termos convertido em “comedores de pérolas” imitando a rainha egípcia.

A escrita é-nos apresentada em forma de diário onde Adriano, tal como o próprio autor, jornalista e romancista, nos vai dando a conhecer, todo o desenrolar de uma investigação, aparentemente simples, mas que se revela um poço de segredos incómodos para muitos.

A recuperar de um esgotamento, chega a Macau para investigar o espólio do comendador Wang Wu, que viveu no século XIX. Com o desenrolar do estudo, verifica-se que Wang Wu e a sua esposa não eram quem se pensava. A investigação paga pelo neto de Wang Wu, um milionário que vive em Hong Kong, acaba por se revelar um jogo de interesses em que Adriano vai descobrindo a mesquinhez da alma humana num sonho oriental. 

Um verdadeiro cenário de intriga policial que nos mantém presos até ao fim, à espera da resolução de todos os enigmas.

Este é o primeiro volume de uma trilogia, que se segue com “O Dragão de Fumo” e “A Catedral Verde”. No entanto qualquer um deles pode ser lido isoladamente. Todos os três livros contam episódios da vida de Adriano Correia e passam-se todos em Macau, em épocas distintas.

4 comentários:

  1. Olá,

    Tive o prazer de ler recentemente este escritor e muito por recomendação tua e é sem duvida um grande escritor, deu para ver logo ali sem duvida.

    Ao ler o teu comentário fiquei com imensa curiosidade em ler esta trilogia, pelo menos parece ser prometedor e muito interessante.

    Mais um excelente comentário como habitual :D

    Bjs e boas leituras :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Fiacha, pelas tuas palavras.
      Poderei levar-te se quiseres ler este livro, penso que irás gostar. Parece-me que gostas bastante deste género de livros.
      Podes lê-los em separado, uma vez que a história não segue de um para os outros livros, apenas as personagens principais e o local.
      No entanto não te esqueças tens outros históricos muito bons do mesmo autor.
      :)
      bjs e boas leituras

      Eliminar
  2. Amigaaaaaaaa :D

    Parabéns por mais um excelente comentário...:D

    Ainda tenho um outro livrinho para ler, mas não duvido do quanto especial são os livros deste autor ^_^

    Gosto muito da forma como a A Caminhante assimila o conteúdo dos livros, faz-nos sentir o carinho que deles retirou, e isso transporta-nos uma curiosidade muito bem-vinda... ;)

    Ainda tenho muitos livrinhos para ler, e excelentes recomendações tais como esta que leio aqui, por agora, ainda vou para o livrinho que lá me espera na cabeceira, também de João Aguiar :D

    Continuação de boas leituras...beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carla
      Obrigado pelas tuas palavras carinhosas.
      Espero que gostes tanto desse livro que vais ler, como eu gostei, estou curiosa para saber a tua opinião.
      De facto João Aguiar é, para mim, um excelente escritor. Foi com muita pena que ouvi a noticia da sua morte há alguns anos atrás, pois certamente que ainda teria muito para nos dar. Também, felizmente, que o conheci, na apresentação do seu livro "Uma deusa na bruma"(que penso que também gostarás) e na feira do livro numa sessão de autógrafos, foi uma pessoa extremamente simples e cativante, muito agradável de ouvir.
      Mas a vida é mesmo assim, e temos muitos livros seus para ler.
      Boas leituras
      beijinhos

      Eliminar