sábado, 28 de dezembro de 2013

Selma de Jutta Bauer


Sinopse

O formato é pequeno, delicado, assim como as ilustrações da autora Jutta Bauer. Mas a questão que permeia a obra é densa - 'O que é felicidade?'. Selma traz a resposta. A rotina da ovelha Selma é aparentemente comum - comer grama, ensinar as crianças a falar, praticar um pouco de esporte, conversar com a vizinha, dormir profundamente. A diferença está na satisfação com que ela realiza essas atividades - Selma vê beleza nas coisas mais simples e cotidianas. Ela aprecia a vida em sua essência. Com frases curtas e diretas, dá o seu recado não somente aos pequenos. Best-seller da alemã Jutta Bauer, 'Selma' já foi lançado em mais de dez idiomas e ultrapassou a marca de 400 mil exemplares vendidos. A autora manuscreveu o livro em português, assim como as versões em inglês, japonês, hebraico e outras publicadas pelo mundo. Na Alemanha, a ovelha é protagonista de um desenho animado na TV



Este pequeno livro apresenta-nos a Selma e uma questão que nos preocupa a todos: “O que é a felicidade?”

Selma é uma ovelha igual a tantas outras, ensina e conversa com os seus filhos, pratica desporto, conversa com a vizinha, come erva e dorme profundamente.



Se ganhasse a lotaria e passasse a ser uma ovelha extremamente rica, o que mudaria na sua vida? 

Ela apenas conversaria mais com os seus filhos, praticaria mais desporto, comeria mais erva e dormiria mais profundamente e claro conversaria muito mais com a sua vizinha.

Ela só quer feliz, e a felicidade está mesmo ali, desfrutando totalmente todas as coisas que estão a seu lado, nada mais importa. A vida tranquila feliz que sua pacata vida lhe proporciona é a felicidade. Para quê ter mais, se isso é suficiente?


Este pequeno livro, leva-nos a questionar o que de facto procuramos quando queremos ser felizes. 

O que é a felicidade?

Selma ensina-nos a valorizar as coisas simples da vida e que nos rodeiam diariamente. 

A vida é simples e por vezes somos nós que querendo demais acabamos por nunca ser felizes.

As ilustrações criam uma imagem afectiva que nos prende e liga a esta ovelha sábia, levando-nos a ler uma e mais outra vez este livro.

Um livro excelente editado pela editora GATAfunho 

2 comentários:

  1. Ois miga,

    Bem parece.me que mesmo sendo um livro com carater mais juvenil não deixa de forma simples fazer-nos refletir sobre o que é sermos felizes e é feito de uma forma simples, sim senhor :)

    Penso que para quem se tornou contadora de histórias (para quando um post neste blog :D ) é uma leitura muito interessante :)

    Bjs e boas leituras :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fiacha
      Este é de facto um livro diferente, mas muito engraçado para qualquer pessoa que aprecie este género de livros.
      é agradável, os desenhos e a mensagem.
      É verdade que tenho de postar algo sobre a minha aventura no mundo das histórias :)
      bjs
      e obrigado pelo comentário :)

      Eliminar