segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Excertos de "A raposa azul" de Sjón




"As raposas azuis são tão curiosamente semelhantes a pedras que isso é motivo de maravilhamento. No Inverno, quando se deitam ao seu lado não existe qualquer possibilidade de as distinguir das rochas: na verdade, são muito mais astutas do que as raposas brancas, que lançam sempre uma sombra ou parecem amareladas contra a neve.

Uma raposa azul deita-se muito perto de uma pedra, e deixa que a neve que sopra de barlavento se acumule sobre ela. Vira as costas à intempérie, enrola-se e enfia o focinho debaixo da coxa, baixa as pálpebras até restar apenas o mais ténue dos vestígios de uma pupila. E assim mantém um olho atento sobre o homem que não se moveu desde que se abrigou sob um banco de neve saliente, ali nas vertentes superiores do Asheimar, há cerca de dezoito horas. A neve caiu sobre ele, até o homem se assemelhar apenas aos restos de um muro arruinado. 

animal tem de tentar não se esquecer que o homem é um caçador."
 
(...)


"O homem olhou-a com maior atenção. 

Focou os seus pensamentos nela, a tentar entrever algum indício do que ela tencionava fazer, por que caminho seguiria quando acabasse de farejar o cume. De repente, o animal desatou a correr, o homem não percebeu porquê. O seu comportamento demonstrava que ela sentira uma enorme ameaça. No entanto, não podia ter a mais pequena das suspeitas quanto ao homem - por meios normais.

Devia ter sido uma premonição das intenções dele: É um homem com a caça na mente." 
 

(...)

"Quando o homem emergiu sob o rochedo gigantesco que bloqueia o Asheimar, está prestes a perder a raposa.

Apenas a conseguiu detectar quando ela deu três voltas e deixou-se cair contra uma pedra, a esconder-se e a enrolar a cauda sobre o focinho.

O homem fez o mesmo.

A orla do dia desvanecia-se.

Nos átrios celestiais estava agora suficientemente escuro para as irmãs Aurora Boreal começarem sua animada dança de véus. Com um encantador jogo de cores elas esvoaçaram leves e rápidas sobre  o imenso palco dos céus, a sacudirem os seus vestidos dourados, os seus colares de pérolas a desfazerem-se, a espalharem-se por aqui e por ali por entre os seus saltos selváticos. É pouco depois de o entardecer que este espectáculo se torna mais brilhante.

Depois a cortina cai; a noite instala-se."












2 comentários:

  1. Viva,

    Que saudades ja tinha deste tipo de mensagens diferentes do que vemos nos blogues que estamos habituados a visitar, continua :)

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) obrigada amigo Fiacha.
      Este livro despertou-me a curiosidade na FL, na Cavalo de Ferro e não resisti a comprá-lo, ou não fosse uma prima :D
      Está a ser uma leitura diferente, como que uma poesia em prosa, e estou a gostar imenso :) depois comento, devo terminá-lo esta semana.

      beijinhos e boas leituras

      Eliminar